terça-feira, 17 de maio de 2011

INTRODUÇÃO

A partir do tema Inovação Tecnológica e em interdisciplinaridade com Filosofia e Ética, Matemática, Teoria da Administração e Leitura e Produção de Textos, no que se refere, respectivamente, à avaliação das implicações das tecnologias na construção das subjetividades contemporânes, à leitura e interpretação de dados quantitativos, à avaliação do impacto do desenvolvimento tecnológico sobre a gestão e às transformações das linguagens pelos novos meios tecnológicos, Tecnologia a Serviço da Cafeicultura: Logística e Competitividade propõe analisar o destaque mundial da Alemanha nas exportações de café, buscando verificar como o Brasil, sendo o maior produtor, pode arender e importar tecnologias para alavancar ainda mais as suas exportações. Assim, toma-se como objeto de estudo a exportações de café nesses dois países - Brasil e Alemanha - nos aspectos em que se diferenciam. 
Explicando o porquê da Alemanha ter se tornado um país com tamanha expressão para a cafeicultura, ou seja, o motivo pelo qual a Alemanha ganhou presença significativa no cenário cafeeiro. A pesquisa pode esclarecer como a tecnologia avançada e consequentemente o desenvolvimento da logística podem influenciar determinados setores, para que possamos investigar o desempenho dos alemães em suas exportações. Fizemos uma comparação com o desempenho brasileiro, mapeando as nossas exportações de café e analisando as tecnologias utilizadas no processo de beneficiamento de café na Alemanha.
Trata-se de um estudo sobre o diferencial tecnológico dos germânicos, tendo como base a seguinte pergunta: por que a Alemanha, sem produzir um pé de café consegue ocupar uma posição de destaque nas exportações de tal produto? Considerando como o Brasil, o maior produtor, pode aprender e importar tecnologias para alavancar ainda mais as suas exportações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário